REFLEXÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL
O tema que apresentei foi ITED, tentei dar uma ideia aos meus colegas do que é, e para que serve, porém o tema tem muitas expressões técnicas das quais muitos colegas desconheciam. Para ser o mais clara e breve na forma como estava a apresentar fui ilustrando e demonstrando no quadro o que estava a desenvolver, apontando exemplos do nosso dia a dia.
De uma forma geral a turma foi clara e breve. Individualmente foram explicando um tema que dominassem bem.
Numa apresentação é necessário existir comunicação verbal e não verbal. A comunicação verbal tem de ser clara, simplificada e bem estruturada para que toda a plateia entenda o que se está a comunicar. A comunicação não verbal deverá ser utilizada de uma forma moderada para que esta não demonstre falta de conhecimento, nervosismo, indiferença, etc.
No nosso dia a dia e na nossa vida profissional usamos muitas vezes má comunicação. Não somos claros, sinceros e harmoniosos nas ideias que transmitimos. Deixamos aumentar assuntos e dificuldades que se podem resolver na hora com uma comunicação clara e sem arrogância.
No âmbito da Qualidade Alimentar é imprescindível sermos precisos e rigorosos, não pode existir ausência nem má comunicação. Tudo é feito ao pormenor. Não pode existir lacunas.
Ao comunicarmos deixamos que as nossas opiniões e sentimentos interfiram, o que faz com que, não consigamos ter uma comunicação coesa. Em algumas ocasiões exaltamo-nos com as ideias dos outros.
Temos de aprender a respeitar as outras opiniões, sem que com isso a nossa tenha de se alterar.
Comentário pertinente!
ResponderEliminarE em relação à comunicação no contexto de uma equipa de técnicos de QA? Quais são os principais aspetos a reter?