Curriculum
O currículo é como um cartão de visita, uma espécie de “BI” profissional, que a maioria das pessoas não dá muita importância.
Deve estar atualizado e padronizado com algumas regras gerais a que se deve ter em conta, o que não acontece na maioria dos currículos que são enviados. Por vezes estão desatualizados e quem o faz nem se apercebe que pode estar a perder um posto de trabalho.
O currículo deverá ter uma estrutura bem apresentada e organizada para que seja de fácil leitura, poderá também ser personalizado dependendo da oferta a que o candidato se apresenta.
“O currículo é uma das melhores formas de marketing pessoal. É por meio dele que uma empresa avalia o perfil de um profissional”. Explica o consultor da Aims – Internacional Management Search, José Kantek.
Um bom currículo deve ser claro e objetivo.
Deverá conter:
- Informação básica (nome, morada, contacto, etc.).
- Experiência profissional, sendo que a mais recente fica no topo e assim consecutivamente (duração da atividade, nome da empresa e morada, sector, função ou cargo ocupado).
- Formação académica (habilitação literária mais recente e todas as formações desde a mais recente).
- Aptidões e competências pessoais (deve conter outros interesses)
- Anexos (carta de recomendação, certificado de trabalho, etc.)